EU REPETI O JARDIM DE INFÂNCIA !!!!!

(Texto  dedicado ao Professor Victor Maurício Nótrica  e à Turma IG /107-1978)


Gente , vou pular o Maternal onde a filha da Diretora por conta de uma meleca de “esteirinha de dormir “ deu-me com um “Pára-Pedro” no rosto ( um bonequinho de plástico que era mais letal do que Ckuck o Brinquedo assassino com suas mãozinhas de plástico cortante – só as cinquentonas vão lembrar desse “mimo “ de artefato  ludico infantil ao quela me nego chamar de brinquedo pois me deixou marcas na alma e no rosto ) e eu , claro , nada fiz , acho que nem chorar ...me lembro do meu pai esbravejando na escola ; vou pular também o antigo Jardim de infância em que “repeti” a tal da sala verde porque , diz a minha mãe ,até hoje , com a voz baixa ...” eu não segurava a tesourinha da forma adequada “ e também pularei o primário onde fui levada a inúmeros médicos para saber porque eu tinha cólicas medonhas antes de ir para a escola devido ao pavor  tinha de minha Professora da 4ª série (cujo o nome e o semblante diabólico guardo até hoje  nas profundezas de minha mente , onde eu também guardei a “fantasia” – quando vi a filha da mesma chegar com o bracinho engessado na escola – de que ela “espancava” a menina , eu tinha pavor dessa mulher !!!!) e sigo direta e reta rumo aos meus 10 anos e a lembrança da Admissão-uma “série”que inventaram na minha época e era um tipo de “vestibular “ entre primário e ginásio; no meu ano você escolhia ir para o Ginásio ou fazê-lo - e eu ,  com o medo de crescer que acompanhou-me  até há alguns anos , claro , quis fazer  .
 Dona Diva, era esse o nome da nossa Professora ,era  austera e  encaixava-se bem ao mobiliário composto de carteiras duplas com tampo de abrir que,  para dar lugar aos nossos livros , cadernos  segredos  , lápis bem apontados e borrachas branquinhas preenchiam  as salas de ar sombrio e cheiro de “seriedade”.Bem , sabe-se lá porquê , num dia chuvoso onde não teríamos como usufruir do minúsculo pátio da escola,D.Diva propôs ...um show de calouros ! algo totalmente louco e inusitado vindo de uma pessoa como ela e , mais louco e inusitado ainda ficou quando eu , uma criança tímida , quieta ,  mosca morta ou uma pateta ( escolham)  , e que era  gloriosamente invisível . Bem Eu estava na antiga admissão ( era um PRE vestibular se ginásio , naquele ano , fazia quem queria e eu .., Quis ) tínhamos como professora a d. diva , uma Sra.. Num levantei e disse que iria cantar ...e cantei ! a música ? Bem - do Michael Jackson (  eu não falava uma palavra de Inglês  ...mas descobri que  repetia que era uma beleza , dava inveja em qualquer papagaio ! )  quando vi o entusiasmo dos colegas me aplaudindo , fiquei meio como que hipnotizada , acho que a D.Diva também , tanto que me pediu para cantar outra coisa , em português e eu cantei ... O JINGLE DA PEPSI (  era muito famoso na época ! ) e mais aplausos e mais hipnose ... bom , para que aquela situação pra lá de esquisita tivesse um fim  e eu pudesse correr para dentro de mim outra vez , felizmente a Professora encerrou o episódio com a seguinte sentença : Muito bem Denise ! Muito bem ! mas você tem de estudar matemática ! afinal , você não vai “viver de cantoria” , não é mesmo ?
Bem , no Ginásio , o que me salvou de toda a Bulynização ( na minha época se chamava “ zoação” , eram os populares massacrando os esquisitos como eu e um bando , tudo o que vocês assistem na sessão da Tarde e que deve ter sido escrito por gente estranha como eu e a MAIORIA das pessoas que vivem no mundo e se deixam levar ou se encolhem ante meia dúzia de babacas que , quando você crescer , vai ver que continuarão sendo babacas ...ou não ...bem , a maioria vai ...vai sim ...rsrsr) foi uma Professora de Artes , Elaine , ela tratou com muita delicadeza a minha sensibilidade e eu com respeito as aulas dela ( claro que a babacaria não tinha um pingo de dó daquela educadora  que “tentava” colocar um quê de sensibilidade  na alma “ daquela garotada no auge de seus hormônios ginasianos “) , mas ela se voltava para nós : os estranhos , os invisíveis , os esquisitos e dava as suas aulas ; dali quis ser Professora também ao término do Ginásio e fui parar no Colégio Itamaraty onde não tinha a menor ideia do que aconteceria com a minha vida
 No primeiro dia do resto de minha vida , soube que não havia mais CURSO NORMAL  no Guanabara e , com muito custo , me convenceram a fazer o 2ºgrau ( era chamado científico ) ; entrei com minha amiga Claudia Fernandes ( beijos , amada !) em 1978 numa Turma chamada 109 , ali encontrei  amigos  os quais tenhio no coração , na alma e na vida até hoje ( Graças a Deus !) ;lá consegui ter contato , através de nosso Diretor Victor Nótrica com as cabeças mais brilhantes do Magistério , ali acolhidos após o exílio de muitos ( Manoel Maurício , Werneck , Silvio Silva ) ,tivemos ESPAÇO  ainda sob uma ditadura sombria , para exercer a nossa cidadania fosse : protestanto , criando , cantando , escrevendo , refletindo , questionando , brigando , rindo ,  crescendo e eu ....CANTANDO ...Tenho  e terei sempre uma dívida impagável com o Professor Victor Maurício Nótrica por tudo o que ele fez por nós , ele nos permitiu viver algo que , na época seria impossível permitir-se a  um jovem experimentar : DEMOCRACIA !; não é à toa que este simpático grupo de cinquentões que somos hoje é  tão bem resolvidos em suas carreiras , feliz e coerente  com suas escolhas e , principalmente QUESTIONADORES ....
Saí do IG para a UFRJ mas meu coração ficara lá ,no Musiclube ( até voltei e cheguei a coordenar a parte cultural da escola , com medo que aquela magia se fosse ) , na faculdade não encontrei nenhum mestre capaz de me estimular de forma a concluir o curso e fazia disciplinas das mais inusitadas ( era só de arte que eu gostava ) ou seja , me formei em literatura assim como : cinema e psicanálise , Literatura Arturiana e por aí vai ...diziam que nada disso era útil num mundo prático ..
 Mas eis que chega Roda Viva e aparece um convite para dar aulas para crianças ...eu , fazendo shows em bares , precisando de um meio de vida mais “!sustentável” sem nem saber direito o que fazer ( na época , não era necessário o diploma ) , meti o violão de baixo do braço e  fui ...quebrei muito a cara , escutei muita criança dizendo que aquela aula estava chata ( e eu concordava e mudava na hora ...) e assim fui ...e assim estou indo até hoje , exatos 30 anos ...rsrsrs
Pois é .. hoje , as crianças não acham mais as minhas aulas chatas pois eu aprendi  com o tempo que são ELES  que me ensinam  ; hoje , eu não acho mais a escola um lugar sombrio porque AS CRIANÇAS  me mostram que imaginação é a luz que acende tudo ; hoje eu sou esta EDUCADORA  pois me coloco no lugar de cada aluno ,de cada  criança ;hoje eu sei que ouvir aquelas vozes alegres quando chego à escola – seja de meus colegas de trabalho , TODOS  e de cada um de meus alunos , me valeu mais do que qualquer show ou Festival que tenha ganho  pois hoje , graças à excelentes Mestres , eu sei que educar é dar voz a sonhos , asas à almas e AMOR ao mundo ..cantar para uma plateia é bom , aplausos são a chamada dos humanos para acordar os Deuses , como isso não te deixaria inebriado? envaidecido ? hipnotizado  ? eu sei ...quando você descobre que , muito , mas muito melhor do que aplauso é estar na tua sala e ouvir no fundo um grupo de crianças , felizes da vida , cantando a canção que você ensinou , rindo , sem repetir que nem papagaio , cantando com prazer e , que um dia , talvez , ele ensine esta música a seu filho e fale de você , e que assim a históri siga seu curso ....
Pois é D.Diva , eu nunca entendi direito porque tinha de aprender aquele negócio de função..nunca entendi também porque eu tinha de saber tabela periódica ,logarítimos e porque tenho que saber a que horas o trem A vai encontrar com o trem B se eu nem viajo de trem , mas entendo porque a gente deve ler poesia , apreciar toda a arte e porque a gente deve cantar ...porque cada um de nós é diferente do outro ...não podemos TODOS fazer equações nem TODOS  fazer poesia ...o mundo seria inviável , D.Diva ...mas não é que a Senhora acertou? Eu não fui viver de cantoria...fiz melhor , fui viver de ENSINAR CANTORIA À MUITAS , MUITAS CRIANÇAS !!!!
Obrigada a todos os meus Mestres , cada um de vocês deixou algo em mim de verdadeiramente precioso ; tenha sido um sorriso , uma pedra , um tropeço ou um olhar de carinho , tudo , tudo foi essencial à construção do meu caminho  .Obrigada.

( Denise Dallal )


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog