VERMELHA


(Para meu primo Mauro Dellal , uma pessoa abençoada com vários dons , inclusive o de enrubescer e para a família do coração )
Há muitos e muitos anos atrás , na caravana da vida musical de festivais de canções , venci alguns interpretando uma música de Marcello Lessa e Gerson George que se chamava VERMELHA e que trazia em si o questionamento de um ser que gostaria de entender porque afinal enrubescia : se por ódio ,se por paixão mas ,principalmente se por vergonha do “mal ou do bem que não fez ...” e por que esta canção já tão abafada por tanto pó de estrada de vida saltou da minha história e emergiu esta semana ? primeiramente pelo fato de , ao fazer um elogio a um texto de meu primo , Mauro Dellal ( esplendoroso , algo de uma qualidade literária impecável a meu ver ) ele respondeu-me dizendo que ficara vermelho com o meu comentário , o que demonstra a delicadeza que algumas almas ainda tem de corar e isso , numa sociedade onde tudo parece tolo e pueril , descartável e igual , é um diferencial e tanto .
E aí , penso sobre o Vermelho e sua tessitura humana . Ficar vermelho de raiva , de ódio , de cólera de dia a dia , de indignação, é fácil , e isso até deveria ser repensado em outras cores como o cinza chumbo , o roxoraiva ( ou verderaiva - junto mesmo ) pois não pode ser o mesmo vermelho que enobrece a alma ser o que faz com que um amigo ou colega de trabalho , talhado nesta mesma sociedade que perdeu o limite e a visualização de almas e delicadezas , encha os pulmões e seja grosseiro , e indelicado com o próximo ( talvez porque não consiga ser com o patrão ou com o Presidente ,ou com quem deva dirigir as suas cores pesadas, mas o que seu colega , seu amigo , sua família tem com isso afinal ? ) .
Muitos ao lerem este texto dirão que isso é pura frescura , que neste mundo atual não temos tempo para gentilezas e , quando alguém fizer algo que você não gostar ou caso o pegue de mal humor , você tem todo o direito de sair espalhando a sua grandiosa falta de vermelho , amarelo , azul e Pink nas suas duras falas ; desculpem-me , mas acho que têm não ; sou contra o aguçar de bestas e as bestas estão dentro da gente mesmo : nesta faltasde cores dóceis , nestes gestos incolores e dolorosos ; se quiserem ficar vermelhos , fiquem pela sensibilidade , até pelo acanhamento ,pela paixão pela vida que aflora por estar á flor da pele mas não usem o vermelhos para a raiva ou ódio , respeitem o vermelho !respirem fundo , coloquem suas idéias em ordem e quando forem se reportar a quem quer que seja , no mínimo , dirijam-se ao outro com respeito , com a dignidade QUE TODO O SER HUMANO MERECE ; eu sempre digo e vou repetir , se um bandido mata e escalpela e eu faço coro para mandar matar e linchar , não sou igual ao bandido , sou muito pior que ele.
Falar sobre o fato de enrubescer , é falar também sobre respeitar o próximo ( principalmente os amigos , aqueles com que você acha que pode falar de qualquer jeito , que você acredita que não precisa cuidar com zelo e que fará com que , pensando assim ,fique cada vez mais só , pois , os que sobrarem , serão pessoas amarguradas ou masoquistas que o acompanharão pela vida sabe-se lá porque pois a maioria terá te abandonado pra buscar um arco-íris )é falar sobre o fato de não ter-se vergonha ou constrangimento com o que se sente de puro e verdadeiro , com não se acanhar por se pegar chorando ao ouvir uma canção ,é ainda ter a capacidade de sensibilizar-se mesmo tendo vivido o pior , é ligar para o amigo quando vê uma coisa bonita e querer dividir a emoção porque isso é símbolo de quanto gosta dele ( canso de , ao sair do cinema , ligar para meus amigos para que não deixem de ver algo porque é bonito e tudo o que é bonito me lembra os meus amigos e eu quero dividir com eles também ) ,falar de enrubescer é falar de abraçar muito , de acreditar no próximo , de OPTAR por acreditar no próximo , de ter a capacidade sincera de amar pura e simplesmente o seu próximo por trazer em si a fé nos que estão à sua volta e vê-los como a extensão da raça humana, tem a ver com esperança , tem a ver com criança , tem a ver com sonho , tem a ver com sentir a vida e , apesar de tudo , ao colocar os prós e os contras na balança , mesmo vendo que está tudo indicando algo negativo ,tem a ver com colocar o dedinho na ponta da bandeja -como quem não quer nada- puxá-la para o lado bom ,e continuar acreditar no lado dourado da história .
Estou cansada em pessoas que vivem para destituir a crença no próximo e na humanidade , isso me faz muito mal ; estou cansada de ver como o ser humanos às vezes , por ser tomado pela incapacidade de enrubescer é capaz de julgar e condenar pessoas sem dó nem piedade , de destruir pessoas que só tentaram fazer o bem , pessoas que não tentaram engoli-los com sua maldade e daí desfiaríamos um rosário dos que passaram por esta terra e tomaram pedrada de tudo quanto era lado e cor .
Tudo isso tem a ver com ficar vermelho . A ausência do belo lado do vermelho demonstra que as pessoas estão perdendo a capacidade de demonstrar a sua sensibilidade , de se comover fisicamente mas , em contrapartida que , infelizmente estão adquirindo , cada vez mais , a capacidade de esquecerem da gentileza para com aquele que , estando ou não de mãos dadas com você , a merece ; o ser humano está perdendo o respeito não só pelo planeta , pelo Estado e pelo cara desconhecido , está perdendo o respeito pelo amigo , pelo colega , pelo membro da família ! hoje se manda um colega calar a boca ou ir a algum lugar indescritível com a mesma tranqüilidade que se esquece de pedir desculpas ou dizer um obrigado ! O mundo está ficando truncado pois , se as bases estão desconsiderando regras básicas de respeito como estas , o que farão com aqueles que não se conhecem ? E não me venham falar que tais atitudes entre amigos é comum devido a intimidade pois , retalio de pronto !, intimidade não é respaldo para falta de respeito e ponto final ! cuidado ! algumas famílias, os diálogos entre pais e filhos , estão caminhando para esta prática e as coisas não estão andando nada bem, sabemos !
Choro vendo comercial ,sou uma exagerada em potencial , falo pelos cotovelos e meus amigos me aceitam do jeito que eu sou e eu os aceito e os amo do jeito que eles são mesmo que discutindo muitas vezes ( pois se assim não fosse, não seria uma amizade sincera , daquela que come sal junto ),e sou capaz de dar a vida pela minha família e pelos meus amigos (mesmo após uma discussão daquelas pois nunca , em momento algum , os desrespeitei em nenhum gesto ou numa fala alterada e nunca recebi isso deles e, com certeza , o respeito , foi a liga de nossas histórias ), o dinheiro nunca foi caminho para o meu coração e nunca o usei para o coração de ninguém , sei das dores e tragédias de cada pessoa com que convivo e permito que eles saibam das minhas e respeito-lhes os limites assim como sei que eles respeitam os meus mas, o que fez com que eu amasse muito e muito a todas essas pessoas queridas foi a capacidade que elas tem de se reapaixonar , de ver o mundo sem ser de forma monocromática , de perdoar , de ficarem felizes e entristecerem junto e de , mesmo com todo o mau tempo , desejar um bom dia ; sinto que isso falta nas relações do mundo hoje em dia ...
Acho que respeito e o carinho são formas de preservar o meio-ambiente físico e espiritual ,e acredito que esta é uma forma de manter-se o amor vivo e , tudo isso, passa pela capacidade de enrubescer , e é pro isso , meu querido primo , que eu te parabenizo e te agradeço , não só pelo texto mais do que lindo ( perdoe-me pelo meu , este testamento tosco e mal escrito , pareço uma goiabeira perto de um Jequitibá mas quem disse que as goiabeiras não poderiam admirar os Jequitibás ?) , mas pelo carinho , pela delicadeza , pela mansidão dessa tua alma que tem o divino dom , de ficar vermelha .

Denise Ferreira Dallal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog