"QUEM QUER QUE TENHA FICADO COM COM MEU 

 CORAÇÃO PELO CAMINHO , PEÇO A GENTILEZA DE

 DEVOLVE-LO , POIS PRECISO DELE PARA PODER 

SEGUIR EM FRENTE!"


      Conversava com uma grande amiga , bem mais jovem do que eu  , sobre as coisas do coração , coração no qual a gente não manda, que deveria ser “plural”  posto que temos um para a família  e amigos   e outro  este  ,em tamanho menor -do tamanho de um botão se possível  , para as raivas, mágoas , decepções , frustrações e  rancores fazerem passagem ou moradia( mas saibam que é indispensável tê-lo  sob o risco de nos tornarmos desumanos ...) e o dos amores ,das paixões ,sejam  das mais pueris e baratas às que mais se encostam no que chamamos de “amor eterno”  e é a este último coração que versa este verbo ,  este coração que , quando  em sempre  ,quando bate dentro das almas mais inquietas ,  cismam de  ter vontade própria e sair por aí sem escutar a razão ...
      Porém , algo muito estranho ocorreu no meio desta conversa onde ela me discorria o que acontecia entre ela e um rapaz, e me relatava a sua intenção em expor-lhe claramente a seu afeto através de uma simples mas fatal carta ,pois, somente naquele momento, ao responder-lhe o que achava de tudo aquilo  , após 3 décadas e meia de enormes e avassaladoras buscas por aquele que seria o”destinatário” do tal coração, dei-me conta  , de que fora exatamente aquilo  que  se dera comigo  assim como com todos os homens e  mulheres intensamente “apaixonados” que fui conhecendo pela vida afora ... ,ou seja , de tanto deixarmos  o coração solto ,   a extrapolar-se  em seus sentimentos , a atirar - se  em suas paixões, buscando seu porto , seu destino , ele raríssimas vezes  , teve tempo para retornar ao peito para um descanso ou uma pausa mais longa  ,  nunca retomou seu  lugar de origem  e seu compasso singular ,  e daí que ficou  vagando de um desvario a outro , trocando de nomes , de hábitos , de perfumes , mas nunca de intensidade e levou  sempre consigo a certeza que, daquela vez , afinal , havia de ser a derradeira , que aquele outro coração era afinal o seu destino e , como , é claro que não era , continuou  a vagar ensandecido na busca da luz em um outro  ...luz esta que só os apaixonados tem , mas que cega e desalinha o destino e o caminho da sensatez e ,depois de um tempo , talvez tempo demais , não conseguiram mais voltar às suas origens e nós nos acabamos por nos sentir assim : cansados de sonhos , desiludidos , como se nos faltasse ...coração ,então foi isso que ocorrera... : o meu coração, como o de  tantos outros apaixonados como eu , do cansaço  da busca ,não soube retornar ,  ficou preso com alguém no meio do caminho , no porta retrato de  um coração alheio que não lhe pertenceu nem desejou , mas agora que sei disso , digo que preciso que meu coração volte urgentemente para mim , pois acredito que ele esteja me fazendo falta e que o brilho que “quase”é completo em mim , só seria pleno , se devolvessem meu coração e que eu prometeria a ele  desta vez , eu lhe teria  cuidado , o trataria   dentro do meu peito e ele não sentiria a menor necessidade de sair correndo em busca de nada pois eu mesma traria tanto o amor quanto a paixão e tudo o mais  que ele necessitasse para que pudéssemos entender que não arrancamos o coração do peito para entregá-lo como sinal de amor , nós trocamos sentimentos ,e sentimentos bons , que nos  deixem iluminados , felizes , em paz pois  esta história de chorar , sofrer , se angustiar por amor é algo meio doente e que deve ser tratado ...como "doença". Mas para que eu possa tratar do meu coração assim ,como os demais apaixonados que perderam os seus , precisamos que nos sejam devolvidos...onde quer que eles estejam...
Me dei conta disso ao ver aquela jovem à minha frente totalmente melancólica , com a vida parada por alguém que não existe ...ou melhor , existe , mas somente para aquele coração que não está mais dentro dela , pois saiu em busca do porto “seguro” do coração  dele e , como não vai conseguir encontrá-lo ou capturá-lo para si , no meio do caminho  de volta , tristonho e macambúzio , tentará se encontrar em outro, e outro e talvez outro , tentando de qualquer maneira , encaixar-se  em algum lugar , qualquer lugar , contanto que não seja volte ao peito que lhe deu origem sem algo para mostrar como um troféu a dizer: estou aqui e venci!
Mas por que tudo isso ? por que temos tanta necessidade desse amor de complementações e supressões de carências , que se alimenta de sofrimento , dúvida  ciúme e posse? Por que  a necessidade  do martírio para conquistar o paraíso ? que sofrimento e que paraíso são estes que ao se equilibrarem geralmente viram relações monocromáticas e fazem com que os corações dantes “ apaixonados e cheios de cor e vida” se tornem  cinza ou tentem fugir do peito  a buscar outras cores e  acabem por gerar mentira, traição e consequentemente sofrimento para alguém? Isso é AMOR? volto a dizer que tudo o que gera coisas ruins deve ser tratado...como "doença".
Vocês acham que tenho a resposta EXATA para solucionar tudo isso ? para dizer à minha amiga o que fazer e determinar em que ponto exato deste mundo está me coração ?claro que não ! só sei que quando ouvi minha jovem amiga narrando o seu insucesso  , me dei conta que o coração dela estava perdido com o rapaz do qual ela falava  , que ela não queria uma “relação” , um “casamento” com ele , queria que ele desse UM DERRADEIRO DESTINO  ao coração que ela , delicadamente  entregara a ele , e ele , educadamente declinava ... a tristeza era única e exclusivamente pelo fato de que ele não aceitara o coração dela ( não pisou ou machucou , foi um cavalheiro , não se pode negar isso )  mas ela não conseguiu  pegá-lo de volta e coloca-lo dentro de si , pois ,  de tanto que que aquele coração  desejava ser entregue àquele moço  ESPECIFICAMENTE  , ficou  sem saber o  que fazer quando ele lhe negou abrigo  , e ele - o coração –  frustrado por não ter sido aceito e não desejando retornar à origem sem cumprir a missão de ser acolhido , se lançou no mundo   com urgência   ,tentando  fazer  caber-se  nos portos  mais impensáveis , mais inviáveis e , aí o destino óbvio , nos mais vis...pois  um lindo e puro  coração daquele , que sai ainda sem muita experiência do ancoradouro e cai na mão de piratas  experientes  fica exposto à toda espécie de máculas e tristeza ....
 Quando me dei conta do que falava para ela , descobri que também falava de mim  ...e me veio a pergunta que fica sem resposta  :com quem afinal ficou o meu coração no meio deste grande e tortuoso caminho   ? eu não sei ...mas eu gostaria muito que , se alguém estivesse com ele , fizesse a gentileza de me devolver ...pois  preciso  encontrá-lo,  pedir-lhe desculpas pela falta de cuidado e de carinho  e , se ele me perdoar  , uma nova chance dentro de mim .
Denise Dallal 

Comentários

  1. Denise, quantas "Denises" existem em você? Muitas, multiplicadas "Denises"... E muitos corações existem em cada uma delas!E cada um desses corações pulsa, externa e internamente, no momento certo e no lugar certo: é certo que eles estão por aí, sendo cuidados por inúmeras pessoas. E também estão com você: a nenhum deles você deve desculpas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , minha amiga , mestra ,pena inconfundível , elogios vindos de você são mais do que qualquer prêmio a ser ganho , é luz plena em meu verbo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog