AMOR DE BICHO
( Para minha amiga Claudia Kantz)
Eis que após uma crise do nosso bem-amado  felino Felipão , às 4 da manhã e , felizmente ter conseguido dormir mais um tico , acordo com uma mensagem deixada num   post-it  da alma e vou direto a quem pressuponho a quem  se dirige a mesma ; entro no quarto de minha mãe e digo : “- mãe disseram nitidamente que não   IA TER DE OUTRO JEITO porque eu VIM A TRABALHO E NÃO A PASSEIO “ ;não me identifiquei com  o “toque espiritual” pois depreendi que era um recado  para  uma pessoa que ficou de mal com Deus há muito tempo , e que , feito uma menina a queres provas de amor , cutucava os ouvidos do Criador para que , este , num acesso de cansaço , lhe provasse sua existência...mas como sabemos , o Criador ´´e incansável , mas alguns de seus funcionários , vez em quando , mandam telegramas , torpedos , MSN das mais diversas formas para alertar os mais céticos ...
 Para os devidos esclarecimentos do que discorrerei :, Felipão é Felipe , Tio Pipo , Pimpão um de nossos felinos que está DENTRO  de nossas vidas há 17 anos assim como estavam Vitória (até quase 2 meses) , Rafael que nos deixou há dois anos e Frederico que se foi aos 7 ...irmãos e como os humanos , cada qual com suas precisas características , as quais não sabemos terem herdado do pai desconhecido , mas que com certeza , não foi da Dona Shana , que toda  inteirona, é  mãe destas formidáveis criaturas que me deram muito mais do que merecia de dedicação na vida ...
Se me perguntassem se gosto mais de gente do que de bicho , de imediato te perguntaria “que tipo de gente , ser humano meramente ou GENTE MESMO ?” e , sei que esta pergunta , para mim , não seria cabível a um outro tipo de animal pois  sou simpatizante até de cobras  e de morceguinhos , já todo a forma de vida que não ataca ao outro sem ser ameaçada..atacada ou que lhe dêem motivos tem minha feição e afeição ( menos as infernais baratas que parecem humanos sem bom coração , me perdoem se não lhes tenho apreço , deve ser coisa aniga , de outras vidas ou falta de empatia mesmo ...) ; e independente disso  NUNCA trocaria ,como disse o compositor Duardo Dusek , meu cachorro  ( OU GATO , OU CALOPSITA ) por uma criança pobre , pois só  uma pessoa muito sem princípios , podendo “adotar” uma criança , iria ter de se desfazer  do cachorro , não acham? aliás acho uma tremenda falta de respeito aos sentimentos do próximo,  perguntas deste tipo ; será que , para ter-se amor pelos bichos é necessário não te-los por GENTE ?
Bem ...tudo isso é para dizer que tenho , neste momento  à minha frente a tristeza da finitude em duas faces  : uma ciente e outra silente ...a ciente é a deste meu amado bichano , pelo quadro , está nos deixando aos poucos (pode parecer piada, e foi até levada como tal ontem à noite pois quando cheguei à clínica de minha amiga e parceira de luta e brilhante veterinária Claudia Kantz com o ex- funerado Felipe  , depois de espasmos , despedidas para o Nosso Lar de São Francisco e choro de mamãe que o viu convulsionar-se , se urinar todo e deitar para o lado e saiu do quarto em desespero para me ligar e dar a notícia , ao retornar ao quarto totalmente arrasada , encontra-o de pé e bebendo água , este era Felipe , não se entrega fácil não .... , mas , infelizmente , mesmo após sua inusitada retomada à vida ontem sendo motivo de espanto e graça , sabemos que sua despedida pode ser a qualquer momento ( aliás , como qualquer um de nós , eu mesmo posso estarescrevendo isso aqui e puft , fui e terei de terminar psicografando ...sei lá de onde ......) e a silente,  é a EXPECTATIVA  do desenlace que é  extremamente dolorida e dolorosa ,pois , quando  vemos  alguém que  amamos   se partindo no  processo da partida de alguém , temos a sensação de não poder dirigir o próprio filme , de não ter mos acesso ao roteiro , de sabermos  que não caberá um improviso sequer  e que , reisignar-nos e entendermos que , como disse a mensagem hoje ela manhã “ não tem outro jeito “, é , no final a frase que a gente se nega a ouvir dentro do coração pois mata a esperança quase infantil da qual toda a GENTE  é feita ...
Ciente da confusão , da bagunça no coração e no relógio da alma  de minha mãe , depois de deixar Felipe - o Senhorzinho Ressurgido, -sob a guarda de Claudia na veterinária , fui andar para ver se as minhas dores e confusões eram espalhadas pelo intenso frio que se sentia deslocado nas ruas do Rio de Janeiro ...Comi o que não devia para ver se a culpa se confundia com as demais sensações , mas de nada adiantou , a culpa é soberana em tudo o que dita esta nossa vida judaico-cristã e minimiza a nossa possibilidade de vôo ...mas , algo pude trazer para casa apesar de todo o frio , de todo o cansaço , de toda a caloria  de todo o vazio ...trouxe o AMOR DE BICHO ...um amor que a gente tem ,que fica escondido dentro de nossas entranhas e que é feito pra que, nos levantemos mesmo feridos  combalidos e esgotados para defendermos `aqueles que amamos .Então , mesmo com todo o meu caos interior , voltei para casa , sentei com minha mãe e expliquei de forma muito clara e simples que  as coisas acabam , sejam gatos ,sapatos ou pessoas ...que a mensagem recebida era para que , ainda houvesse ouvidos para um Deus que não a pune nem nunca puniu e que ela deve fazer as pazes com Ele para entender as cores com as quais  pintou  o mundo - inclusive as escuras , falei que , ao termos alguém que amamos muito doente ao nosso lado e , não estarmos lidando bem com o dia a dia da doença ( quem se dá ?) , o desejo de que haja o descanso  do enfermo agonizante é normal , assim como o desejo vindo no pensamento mágico de que tudo amanhã dará certo ...não sei se ela , no silêncio quase infantil e tão magoado dos seus 78  e imperceptíveis  anos , aceitara uma só palavra do que tentava dividir com ela ...mas , de qualquer forma , dizia para ela que este é o curso do rio ... que , na verdade , não estamos aqui pelo passeio e sim ,para que façamos o nosso trabalho deixando o que de melhor houver de nós para a vida e para o mundo que um dia deixaremos para que outros tenham lugar e , nesse dia , quem sabe , possamos olhar um pouco da paisagem e aproveitar o passeio , na hora do retorno  ,depois de , finalmente , cumprida a missão . No final das contas , aquela mensagem era para mim mesma ...quando nos tornamos aquele que segura a mão de nossos pais e os olhamos como nossos filhos a quem devemos amparar , quando sabemos que doravante ELES é que nos olharão como seus portos seguros , entendemos que acabamos por nos tornar , naturalmente os Senhores de nossos Castelos e Famílias e assim a vida segue ....

( Denise Dallal )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog